Casos de Sucesso

Sua empresa também pode ser mais competitiva e inovadora por meio dos serviços oferecidos pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente.

Couro

Tanac S.A.

Inserção em novo mercado – moda sustentável.

Inaugurada em 1948, a TANAC S.A é líder mundial na produção de extratos vegetais e cavacos de acácia negra. A empresa oferece ao mercado produtos para as mais diversas aplicações, em especial para o tratamento de água e para a indústria química. A empresa começou a atuar no mercado de moda por meio do trabalho de assessoramento no desenvolvimento da coleção de couros de moda feito pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente. A partir de então, a TANAC atua sistematicamente no desenvolvimento de produtos destinados aos setores do couro e do calçado, no qual são utilizados tanantes vegetais no curtimento da pele e solventes à base de água. Utilizando couros bovinos e exóticos desenvolvidos a partir dos taninos, são criados protótipos com base no conceito de menor impacto ambiental e maior aproveitamento das matérias-primas disponíveis – o mercado de moda e o meio ambiente agradecem.

Benefícios:
  • mudança de posicionamento estratégico da empresa por meio do desenvolvimento da nova coleção/produtos;
  • diversificação dos mercados de atuação;
  • desenvolvimento de produtos que atendem às demandas de mercado por artigos ecologicamente amigáveis e com o menor impacto ambiental.

Depoimento:

"O trabalho de desenvolvimento da coleção de artigos de couro obtidos com diferentes produtos da TANAC, que fizemos juntos em 2012, foi uma iniciativa que agradou muito aos nossos clientes. A criatividade da equipe, inserida no contexto do desenvolvimento realizado, permitiu mostrar várias tendências da moda com artigos obtidos com os taninos da acácia negra fornecidos pela TANAC. Trata-se de mais um case de sucesso desta nossa parceria de tantos anos."

Carlos R. Wolf - Gerente P&D&I/CQ
TANAC S.A.

Meio Ambiente

Bebidas Fruki S/A

Implementação do Programa de Produção mais Limpa - benefícios ambientais e econômicos.

A Fruki é uma indústria gaúcha, fabricante de bebidas, com 90 anos de mercado. Atualmente, possui capacidade para a produção de 420 milhões de litros/ano. Na busca por um programa estruturado de prevenção da geração de resíduos, a empresa buscou o suporte do Centro Nacional de Tecnologias Limpas SENAI, que implementou a PmaisL na organização. Durante a implementação do Programa, foram desenvolvidos três estudos de caso que geraram significativos benefícios econômicos e ambientais.

Benefícios:
  • benefício econômico total de R$ 64 mil/ano;
  • redução da geração de 13mil kg/ano de resíduos sólidos;
  • redução na geração de 107 m³/ano de efluentes.

Acesse também:

Conheça a lista de clientes do Instituto.

Voltar