Casos de Sucesso

Sua empresa também pode ser mais competitiva e inovadora por meio dos serviços oferecidos pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Madeira e Mobiliário.

Madeira e Mobiliário

MO Design

Projeto Indústria + Produtiva – aumento da produtividade em tempos de crise

A MO Design, fabricante de móveis e estofados de Bento Gonçalves/RS, participou do piloto do Projeto Indústria + Produtiva. A empresa contou com o Instituto SENAI de Tecnologia em Madeira e Mobiliário para avaliar e readequar seu leiaute e processo produtivo. Com isso, reduziu custos e aumentou sua produtividade de forma significativa.

Benefícios:
  • em três meses (entre diagnóstico, execução das soluções e monitoramento), a empresa elevou a produção de 12 para 16 sofás por dia, ou seja, aumentou sua produtividade em 33%; 
  • a padronização do processo operacional reduziu o tempo total de montagem de um sofá de 53 para 30 minutos;
  • em apenas um núcleo de produção (a empresa tem três), o impacto das medidas significou a diminuição de custos de quase R$ 4,4 mil por mês, ou seja, redução de custos em mais de R$ 52 mil por ano;
  • o aumento do faturamento anual estimado pode ser na ordem de R$ 1,7 milhão. 

Depoimento:

"Ganhamos em tempo, pois, enquanto um começa o trabalho, o outro está preparando o kit de peças que precisa para a próxima montagem, além disso, temos uma previsibilidade muito maior de entrega, consequentemente, temos como fechar mais negócios".

Demétrio de Oliveira, gerente de planejamento da empresa.

Madeira e Mobiliário

Móveis Sandrin Ltda.

Design Estratégico: desenvolvimento de produtos para cozinhas.

A empresa Sandrin Ltda., de Bento Gonçalves/RS, atua no mercado moveleiro atendendo todo o território nacional, além de Angola. A Sandrin é uma indústria de médio porte com mais de 45 anos e procurou o Instituto SENAI de Tecnologia em Madeira e Mobiliário para aumentar seu portfólio de produtos por meio do Design Estratégico.

Benefícios: 
  • expansão do portfólio de produtos da empresa por meio do desenvolvimento de novas linhas de produtos;
  • análise e adequação de produtos às demandas do público-alvo, melhorando, assim, o posicionamento estratégico da empresa.

Depoimento:

“Por meio desse projeto, a Sandrin obteve uma estratégia de design com o direcionamento de quatro linhas distintas, dentro do segmento cozinha. Direcionamento este que deve ser avaliado internamente pela Empresa, e servirá para estrategiar ações de posicionamento a médio e a longo prazo frente ao mercado”

Sandro Sandrin.

Acesse também:

Conheça a lista de clientes do Instituto.

Voltar