Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL)

Em julho de 1995, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RS) foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) para sediar o 10º Centro Nacional de Produção mais Limpa de uma série de 74 centros instalados pelo mundo.

O Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL) visa facilitar a transferência de informações e tecnologia às empresas, permitindo a incorporação da Produção mais Limpa e outras técnicas de prevenção da poluição em seus sistemas de gestão ambiental e apoiando a sustentabilidade dos negócios.

O CNTL está localizado no Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente e, consequentemente, dentro do sistema da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), permitindo interação com as Federações das Indústrias de outros estados, por meio da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esta situação oferece uma vantagem para a disseminação de informação oferecida pelos diferentes Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia que integram a Rede SENAI de Meio Ambiente em todo o país.

O CNTL é membro regular da Rede de Eficiência de Recursos e Produção mais Limpa (RECPnet) da UNIDO, representando o Brasil neste assunto.

O Centro Nacional de Tecnologias Limpas atua em consultoria, pesquisa e desenvolvimento, capacitação de profissionais e disseminação de informação, com ênfase em prevenção de poluição nos setores produtivos, contribuindo para elevar a competitividade das empresas com base na responsabilidade ambiental e no desenvolvimento economicamente sustentável. Saiba mais sobre nossos serviços acessando os links abaixo.


Conheça os treinamentos-in-company oferecidos pelo Instituto.


Acesse nossos serviços:

Consultorias Tecnológicas

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Serviços Laboratoriais

Demais Serviços


Acesse também:

Publicações

Voltar