Edital SENAI SESI de Inovação

O que é?

Todos os anos o SENAI lança nacionalmente o Edital SENAI SESI de Inovação para apoio e desenvolvimento de projetos de inovação em produtos, processos e serviços de empresas em parceria com os seus Institutos de Inovação e de Tecnologia. 

Quem pode participar?

Empresas industriais de todos os portes e startups de base tecnológica (5 anos de existência, faturamento inferior a 3,6 milhões de reais e atendimento a pelo menos um item da classificação FINEP para “empresa base tecnológica”

O que é apoiado?

O Edital visa apoiar as empresas principalmente na fase de pesquisa e desenvolvimento da solução através da disponibilização de técnicos especializados dentro da rede nacional de Institutos do SENAI, e de laboratórios, da realização da gestão do projeto e do fornecimento de recursos indispensáveis para a sua execução, tais como:

  • matérias primas;
  • materiais de consumo;
  • análises laboratoriais;
  • contratação de terceiros, entre outros. 


Existe contrapartida obrigatória da empresa?

Sim, a contrapartida econômica somente (horas técnicas da sua equipe ou horas máquina). Porém a empresa recebe maior pontuação na avaliação do seu projeto caso oferecer contrapartida econômica e financeira, com pontuação limitada dependendo do porte da empresa.


Qual a duração dos projetos?

Os projetos têm duração máxima de 12 meses quando o objetivo do projeto é o desenvolvimento de protótipos ou modelos de conceito (Categoria B) ou 24 meses, quando o objetivo é o refinamento de protótipos de produtos/processos para inserção no mercado (máximo 24 meses).


Qual a expertise do SENAI-RS em projetos do Edital?

O SENAI-RS possui mais de 10 anos de experiência na submissão, aprovação e execução de projetos de inovação provenientes do Edital, sendo o primeiro Estado no Brasil com mais de 100 projetos concluídos e em execução. Para conhecer os casos de sucesso do SENAI-RS clique aqui.


Quais áreas são atendidas pelo SENAI-RS?

Algumas das principais áreas atendidas no RS são polímeros, metalmecânica, manufatura avançada, automação, energias renováveis, eficiência energética, alimentos e bebidas, nanotecnologia em cosméticos e alimentos, tecnologia em madeira, meio ambiente, logística industrial, entre outros. Acesse às paginas dos Institutos de Inovação e de Tecnologia para verificar todas as áreas e a unidade mais próxima da sua empresa. 


E se o meu projeto não for aderente a nenhuma das áreas técnicas do SENAI-RS?

Os projetos contam com a parceria da Rede SENAI de Institutos, com 26 Institutos de Inovação e 61 Institutos de Tecnologia, os quais podem complementar as competências não existentes nos Institutos do Estado.


Onde encontro mais informações?

Maiores informações sobre o Edital podem ser obtidas na página www.editaldeinovacao.com.br ou através da Gerência de Inovação e Tecnologia, pelo telefone 51-3347-8857.

Voltar