Equipe

O Instituto SENAI de Tecnologia emAlimentos e Bebidas conta com uma equipe especializada e multidisciplinar para atender às mais diversas demandas de serviços de metrologia, consultorias em tecnologias e PDI (pesquisa, desenvolvimento e inovação) de produtos e processos.


Wanderlei Zamberlam     

É Graduado em Adminstração de Empresas e Pós graduado em Gestão de Instituições de Educação e Tecnologia, pela UFSC, atua no Senai desde 1988, tendo atuado como Agente de Relacionamento e há 26 anos atuando como Gerente de Operações em diversas localidades e Unidades do SENAI, com características e áreas distintas.


Maria Julia Ledur Alles   

É Engenheira de Alimentos, especialista em Produção, Tecnologia e Higiene de Alimentos de Origem Animal e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atua no SENAI desde 2007 na execução e na coordenação de projetos de inovação tecnológica nas áreas de alimentos, bebidas, cosméticos e biotecnologia. Foi Coordenadora Técnica da Gerência de Inovação e Tecnologia (GEITEC) do SENAI-RS, onde supervisionava as soluções em tecnologia e inovação oferecidas às indústrias pelas Unidades Operacionais do SENAI-RS. Atualmente é Coordenadora Técnica do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, responsável pelos serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos, consultorias tecnológicas, análises laboratoriais e atividades educacionais na área de alimentos, bebidas, medicamentos, cosméticos, produtos para a saúde e saneantes.


Alessandra de Cesaro Dehnhardt

É Engenheira de alimentos formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Foi Agente Local de Inovação (ALI) do SEBRAE. Possui experiência industrial em segurança de alimentos e como supervisora de produção. É Analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde realiza consultorias em Segurança de Alimentos pelo Programa Alimentos Seguros (PAS), participa de Projetos de Inovação, ministra cursos relacionados a Segurança de Alimentos e executa consultorias em manufatura enxuta, aperfeiçoamento de processo e desenvolvimento de produtos.


Alessandra Ströher         

É Farmacêutica com MBA em Gestão Industrial Farmacêutica. Possui experiência industrial na área de alimentos, no controle de qualidade de bebidas. Trabalhou na indústria como Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de insumos cosméticos nanotecnológicos. Atualmente, trabalha no Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas do RS, na Gestão de Projetos inovadores na área farmacêutica, produtos para saúde, cosméticos e saneantes. Trabalha na submissão de projetos a editais de fomento, em que planeja e executa, em conjunto com as empresas/indústrias, as ideias dos projetos. Utiliza ferramentas como Business Model Canvas, Project Model Canvas e Pitch para planejamento dos projetos de inovação.


Ana Carolina Julio Langone     

É Engenheira de alimentos formada pela Universidade Federal do Rio Grane do Sul – UFRGS. Atualmente faz pós graduação em engenharia de produção. Possui experiência acadêmica e industrial em microbiologia e controle de alimentos atuando nas seguintes funções: coordenação de laboratório e análises microbiológicas, implantação de Boas Práticas de Fabricação (BPF), implantação de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), elaboração e adequação de layout produtivo, análises de legislações técnicas internacionais para exportação de alimentos,  implementação de ferramentas da manufatura enxuta para aumento de produtividade.


Arthur Lygeros das Chagas     

É Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Possui mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos – ICTA/UFRGS. Possui experiência nos seguintes temas: Análises Laboratoriais em Alimentos e Bebidas, Biotecnologia, Biocombustíveis, Biopolímeros, ISO 17025, Elaboração de Respostas Técnicas, Projetos de Inovação, Empreendedorismo, Ferramentas de Gestão, Propriedade Intelectual. Atualmente faz Pós-Graduação em Análises Laboratoriais em Alimentos e Bebidas – Faculdade de Tecnologia SENAI Chapecó. Atualmente é Analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, no Rio Grande do Sul, atuando como gerente técnico dos Laboratórios de Microbiologia e Físico-Química do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, no Rio Grande do Sul.


Caroline de Siqueira Lanita       

É Engenheira de alimentos graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com Pós Graduação pelo FGV - Administração de Empresas. Possui experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Gestão de projetos; Atua em novas tecnologias aplicadas a processos de indústrias alimentícias, desenvolvimento de produtos e pesquisa com carácter inovador. Vencedora com o 2 º lugar do Prêmio Nacional em Inovação Tecnológica, em 2007, pela ABEA com o trabalho: " Avaliação do uso de Ozônio no Controle de Bolores e Leveduras na Maturação do Queijo Parmesão". Atualmente, trabalha no Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas do RS, nas áreas de Gestão de Projetos de Inovação e Consultorias de desenvolvimento de produtos e melhoramento de processos na área de alimentos. Trabalha na submissão de projetos a editais de fomento, em que planeja e executa, em conjunto com as empresas/indústrias, as ideias dos projetos. Utiliza ferramentas como Business Model Canvas, Project Model Canvas e Pitch para planejamento dos projetos de inovação.


Karen Elisabete Wiest

É Técnica em Química, formada pelo Colégio Ulbra Cristo Redentor de Canoas. Tem experiência industrial, tendo atuado na Indústria Cervejeira e de Refrigerante como Técnica de Laboratório, com foco em análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Também atuou na manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de laboratório, abrangendo todas as etapas do processo produtivo (produto em elaboração e produto acabado). No SENAI trabalhou com auditorias internas e externas na área de gestão de qualidade ISO 9001 nas áreas administrativa e financeira. Atualmente, é Técnica de Laboratório no Instituto SENAI de Alimentos e Bebidas, onde realiza ensaios microbiológicos, físico-químicos, fornece suporte ao sistema de Gestão da Qualidade na implantação da ISO 17025 e manutenção da melhoria contínua.


Luane Evaldt Fagundes 

É Nutricionista, formada pela Unilasalle. Possui especialização em segurança de alimentos – SENAC RS e mestrado em andamento no curso de Nutrição e Alimentos da Unisinos, na linha de pesquisa Qualidade e Inovação em Alimentos. Possui experiência como responsável técnica em empresas de refeições coletivas e em indústria de panificação. Atua desde 2016 no SENAI em consultorias de Implantação de Boas Práticas de Fabricação, Food Defense, Rastreabilidade, desenvolvimento de produtos e elaboração de cardápios, fichas técnicas, rotulagem e tabela nutricional nos seguimentos de: Panificação, Frigoríficos, Hotelaria, Cozinhas Industriais. Docente dos cursos de Boas Práticas de Fabricação, Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Rotulagem.


Marla Cristina Kappaun Rodrigues

É Engenheira de Alimentos formada pela Universidade Federal do Rio Grande - FURGS e realiza mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai. De 2014 a 2016 atuou na indústria de alimentos, na produção de embutido cárneos. Em 2016 ingressou no SENAI, atuando em consultorias de Manufatura Enxuta pelo Programa Brasil mais Produtivo, atualmente, também possui capacitação para atender consultorias de BPF e APPCC pelo Programa de Alimento Seguro (PAS) e implantação das normas IFS FOOD ou IFS Global Market.


Matheus Freitas

É Técnico Químico, formado pelo Colégio Dom Feliciano de Gravataí. Graduando em Engenharia Química na UNISINOS – Campus São Leopoldo. Possui experiência na área comercial como vendedor interno, em empresas de setores distintos com variados produtos e serviços, desde a área de telefonia, internet, serviços de criação de sites e divulgação e materiais gráficos para marketing  de empresas. Tem experiência industrial, tendo atuado na Indústria Cervejeira como Analista de Laboratório, com foco em análises físico-químicas e sensoriais, abrangendo todas as etapas do processo produtivo (produto em processo e produto acabado). Na indústria, atuou em melhoria contínua (TPM – Manutenção Produtiva Total), implantação de 5S, CIPA, auditorias internas e externas de sistemas de Qualidade e Meio Ambiente. Atualmente, é Técnico de Laboratório no Instituto SENAI de Alimentos e Bebidas, onde realiza ensaios microbiológicos, físico-químicos, fornece suporte ao sistema de Gestão da Qualidade na implantação da ISO 17025 e manutenção da melhoria contínua.


Ariane Vitali

É Biotecnologista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Técnica em química pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Possui experiência na indústria farmacêutica veterinária tendo atuado nas áreas de Pesquisa e desenvolvimento e Controle de qualidade, com foco em atividades de ensaios clínicos a campo, técnicas moleculares, bacteriológicas e sorológicas para diagnóstico de doenças em animais de grande porte e análises físico-químicas e biológicas de produtos farmacológicos e vacinas. Como experiência acadêmica, atuou nas áreas de genética vegetal, imunologia e biocatálise. Atualmente é acadêmica do curso de Administração na Universidade Federal do Rio Grande do sul e trabalha como Técnica de laboratório no Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas onde realiza ensaios microbiológicos, físico-químicos, fornece suporte ao sistema de Gestão da Qualidade na implantação da ISO 17025 e manutenção da melhoria contínua.

 

Henrique Alles       

Atualmente cursando técnico em Química pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. É estagiário técnico do laboratório de microbiologia e físico-química do Instituto Senai de Tecnologia, onde auxilia em todas as atividades do laboratório.

 

Jussânia de Almeida Gnoatto

É bióloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Possui mestrado em Ciências Biológicas – Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e doutorado em andamento em Ciências dos Materiais na UFRGS. Possui experiência acadêmica na área de testes bioquímicos, ensaios de citotoxicidade, análises de proteínas e metabolismo energético envolvendo cultura celular e modelos animais. Atualmente se dedica ao estudo da nanotecnologia, propriedades e aplicações de nanopartículas em sistemas biológicos, saneantes e embalagens ativas. É analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos no Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, atuando em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de projetos nas áreas de nanotecnologia, cosméticos, saneantes e produtos para a saúde.


Matheus Pechina

É estudante do curso de Engenharia de Alimentos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Possui, também, formação em nível técnico em Química, no colégio ULBRA Cristo Redentor. Auxiliou em pesquisas no Laboratório de Compostos Bioativos no Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos – ICTA/UFRGS, participando do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica – PIBIC – e Iniciação Tecnológica – PIBITI. Trabalhou no Centro de Excelência em Tecnologias Avançadas SENAI – CETA, onde auxiliou em pesquisas com foco na inovação tecnológica aplicada à indústria brasileira. Foi Diretor de Projetos e ajudou a fundar a Empresa Junior EALI – Consultoria Jr em Engenharia de Alimentos, empresa vinculada ao ICTA/UFRGS, onde desenvolveu projetos de consultoria na área. Atualmente trabalha como estagiário Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, auxiliando no desenvolvimento de consultorias e projetos de inovação.


Lisiane Machado Rodrigues

É Engenheira de Alimentos, formada pela Universidade Federal do Rio Grand do Sul – UFRGS. Possui especialização em Engenharia de Produção e Gestão da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência industrial nas áreas de produção e qualidade, atuando nos seguintes temas: produção em fábricas de laticínios, programação e controle de produção, manufatura enxuta, métrica de indicadores, assuntos regulatórios, processos de auditoria interna, desenvolvimento de produtos, custeio e elaboração de manuais, fichas técnicas e procedimentos operacionais, com capacitação de equipes. Teve atuação na área de varejo de alimentos, com experiência em segurança de alimentos e interface com órgãos de vigilância sanitária.  Também possui experiência como supervisora em produção de cosméticos. Atualmente trabalha como analista de serviços técnicos e tecnológicos atendendo demandas em melhoria de produtividade, aplicação de conceitos e ferramentas da manufatura enxuta, boas práticas de fabricação e segurança de alimentos.

Voltar