Equipe

O SENAI Artes Gráficas conta com uma equipe especializada e multidisciplinar para atender às mais diversas demandas de consultorias em tecnologias e PDI (pesquisa, desenvolvimento e inovação) de produtos e processos.

Douglas Moura

Formação técnica em artes gráficas pela escola SENAI Theobaldo de Nigris em 2005; Graduação em Gestão da Produção pela Universidade Feevale em 2010; Especialização em Educação pela IFSUL em 2012; Especialização em Qualidade de produtos e processos pela Feevale em 2013. Experiência em produção e controle de processos gráficos, assessorias e consultorias em níveis de gestão estratégica de custos, planejamento, PPCP e mapeamento de processos em empresas. Atualmente instrutor no SENAI Artes Gráficas em cursos de curto, médio e longo prazo em impressão Offset, impressão digital, manutenções operacionais, preparação e impressão de tintas especiais, simuladores de impressão, corte, refile e detecção de defeitos em impressos. Domínio pleno de densitometria, colorimetria e gerenciamento de cores. Preparação de alunos do SENAI para competições nacionais e internacionais (expert Brasil na modalidade Print Media Technology).

Fabiano Villanova

Formado em nível profissionalizante pelo SENAI no curso de Impressão Offset, atua desde 1987 na indústria gráfica, especialista no seguimento de impressão offset, ministrando treinamentos, palestras e consultorias técnicas  em controle de Processo em Impressão Offset, automação e novas tecnologias na Impressão Offset, densitometria, gerenciamento de cores e preparação de cores especiais. Graduado em Pedagogia com  Especialização em Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atualmente trabalha no SENAI de Artes gráficas como coordenador de educação profissional e tecnologia.

Karine Collioni

Formada em nível profissionalizante pelo SENAI no curso de Operador de Pré-impressão em 2009; Participou da Olimpíada do Conhecimento - SENAI como competidora de Design Gráfico, representando o Rio Grande do Sul e obtendo 4º lugar com diploma de excelência na edição nacional de 2010, no Rio de Janeiro; Graduada em Design Gráfico pela Universidade Luterana do Brasil em 2016. Experiência em produção gráfica e controle de processos gráficos, atualmente atuando no SENAI de Artes Gráficas como instrutora de Programação Visual Gráfica e Pré-impressão nas modalidades de formação inicial, qualificação e aperfeiçoamento profissional, consultora em processo produtivo gráfico e em design de comunicação e treinadora escolar da ocupação de Design Gráfico na Olimpíada do Conhecimento – SENAI.

Márcia Rodriguez

Formação técnica em artes gráficas pela escola SENAI Theobaldo de Nigris em 2004; Graduada em Química Industrial e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2014. Experiência em produção e controle de processos gráficos.  Atualmente instrutora no SENAI Artes Gráficas nas modalidades de formação inicial, qualificação, aperfeiçoamento profissional e consultorias em processo produtivo gráfico, impressão Offset, impressão flexográfica, preparação de tintas pantone e cores especiais, utilização de vernizes UV e base água  nos processos de impressão, densitometria, colorimetria e gerenciamento de cores.

Marcos Azuaga

Instrutor e Consultor Técnico em Artes Gráficas, experiência nas áreas gráficas de impressão comercial, embalagens, flexografia, digital entre outros. Com aproximados 28 anos na área gráfica e 10 anos atuando como consultor técnico. Inglês técnico básico. Com vários cursos e treinamentos na área gráfica. Atividades desenvolvidas: Treinamento de Softwares de Pré-Impressão e Impressão (Photoshop, Illustrator, CIP3 entre outros); Gerenciamento de Cores para Impressão Offset e Flexografia; Calibração de Provas Digitais; Calibração de Monitores; Consultoria Gráfica e Controle de Processos; Instalação, Calibração e Treinamento de Sistema CIP3; Instalação, Calibração e Treinamento de Workflow para Pré-Impressão; Assessoria de Informática e TI; Organização e Métodos para Pré-Impressão; Configurações de CTPs; configurações de Impressoras Epson Pro.

Victor Bernardo

Formado em nível profissionalizante pelo SENAI no curso de Impressão Offset em 2013; Participou da WorldSkills Competition (Torneio Internacional de Educação Profissional) como competidor na ocupação de Tecnologia de Mídia Impressa, representando o Brasil e obtendo 1º lugar  na edição de 2015, em São Paulo; Graduando em Engenharia de Produção na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Experiência em produção  em mídia impressa e controle de processos gráficos, atualmente atuando no SENAI de Artes Gráficas como instrutor de Impressão Offset  nas modalidades de formação inicial, qualificação e aperfeiçoamento profissional e como treinador escolar da ocupação Tecnologia de Mídia Impressa  na Olimpíada do Conhecimento – SENAI e WorldSkills Competition.

Voltar