Equipe

O Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente conta com uma equipe especializada e multidisciplinar para atender às mais diversas demandas de serviços de metrologia, consultorias em tecnologias e PDI (pesquisa, desenvolvimento e inovação) de produtos e processos.


Patrícia Carneiro Fortino

Mestre em Engenharia Química, tendo desenvolvido pesquisa em Tratamento de Efluentes por processos combinado físico-químico e separação por membranas. Responsável pela Estação de Tratamento de Efluentes do IST Couro e Meio Ambiente, Auditora Líder ISO 14001 e ISO 9001, instrutora dos cursos: Operador de ETE, Tratamento de Efluentes, Gestão Segura de Produtos Químicos e Técnico em Química.


Lara de Oliveira Bierei

Engenheira Ambiental, Especialista em Gestão Ambiental e Economia Sustentável. Realiza atividades de implementação de SGA ISO 14001:2015 em empresas, elabora e executa de projetos de PD&I aplicados ao desenvolvimento de sistemas de tratamento de efluentes, implementa Programas de Produção mais Limpa.

 

Luciana Costa Teixeira

Engenheira Química, Especialista em Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Industriais. Atua na gestão de projetos de P,D&I em Remediação de Áreas, Tratamento de Efluentes, Reuso de água e Produção mais Limpa. Atuou como responsável técnica no acompanhamento da execução de projetos de estações de tratamento de água e esgoto, reservatórios de água, elevatórias, adutoras, redes coletoras e ramais prediais em empresa de saneamento.

 

Luciano Braga Souto

Mestre em engenharia de produção (ITA). Atua na implementação de programas de produção mais limpa (PmaisL) em empresas; no desenvolvimento de modelo de análise multicritério para suporte à tomada de decisão e em atividades de sensibilização e educação ambiental.

 

Horst Mitteregger Júnior

Mestre em biologia celular e molecular, professor de microbiologia e tratamento biológico de efluentes, realiza atividades em análises ecotoxicológicas, avaliação da microfauna de efluetes industriais, licenciamento ambiental, plano de gerenciamento de resíduos sólidos, diagnóstico de ambientes aquáticos, ecologia geral, microbiologia e sistema de gestão ambiental ABNT NBR ISO 14001:2015.

 

Joseane Machado de Oliveira

Engenheira Química, mestre em administração, ênfase em gestão ambiental. Atuou em comitês técnicos setoriais para definição de novos perfis profissionais para a indústria. Professora universitária no curso de Gestão Ambiental. Atua em sustentabilidade, Produção mais Limpa, gerenciamento de resíduos, licenciamento ambiental, simbiose industrial, metodologias de inovação e elaboração de conteúdos para cursos na área ambiental.

 

Lisiane Emilia Grams Metz

Mestre em Engenharia Civil (Gerenciamento de Resíduos). Especialista em Gestão da Produção e MBA em Consultoria Empresarial. Coordena as áreas de Consultoria e de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Instituto SENAI de Tecnologia Couro e Meio Ambiente. Realiza consultorias em sistemas de gestão ambiental - ISO 14001:2015,  de gestão da qualidade – ISO 9001:2015  e de sistemas de gestão integrada. Auditora Líder ISO 14001 e ISO 9001. Ministra treinamentos na área ambiental. Responsável técnica pela Estação de Tratamento de Efluentes da organização.

 

Alice Riehl

Engenheira de Produção, Mestre em Engenharia Civil (Gerenciamento de Resíduos). Atuação na área ambiental com foco em plano de gerenciamento de resíduos, trabalhos na área de reuso de água, licenciamento ambiental, melhorias em processos produtivos.

 

Filipe Bühler Santarini

Tecnólogo em Gestão Ambiental. Atua no monitoramento e coleta de águas supeficiais e suberâneas e ensaios físico-químicos em materiais diversos. Responsável pela calibração de equipamentos de laboratório e professor no curso Técnico em Química.

 

Debora Maria Bernardes

Bióloga e Técnica em Química. É coordenadora da Central Analítica de Laboratórios e Gerente da Qualidade dos Laboratórios junto a CGCRE/INMETRO (CRL 017). Atua há 13 anos como Gerente Técnica dos Laboratórios Físico-Químico, Físico-Mecânico e de Efluentes e, desde 2006, é Gerente Técnica do Laboratório de Microbiologia. Desenvolve atividades relacionadas a análises químicas e microbiológicas em insumos, águas e efluentes industriais e ministra treinamentos nesta área e em SGQ para Laboratórios.

 

Márcia Gottardi

Pedagoga com habilitação em supervisão de processos educacionais. Atua na orientação pedagógica, no planejamento e acompanhamento da ação docente assim como no acompanhamento do desempenho dos alunos nos processos de ensino de aprendizagem. Participa da elaboração de desenhos curriculares dos cursos baseados pela metodologia SENAI de Educação Profissional.  

 

Camila Ariana Müller

Engenheira Industrial Química. Formação técnica em Curtimento. Atua no setor de PD&I, com projetos voltados à área do couro e meio ambiente (desenvolvimento e aplicação de produtos, otimização de processos, redução de custos e aplicação de tecnologias limpas aos processos). Atua em projetos de inovação com resíduos de empresas, visando a logística reversa.

 

Caroline Aparecida Schmitt

Técnica em Química. Técnica de laboratórios no setor de análises físico químicas e efluentes, desempenhando as seguintes atividades:

realização de análises de meio ambiente/efluentes e insumos, amostragem, coletas e análises instrumentais (MBAS, Fósforo,Fenóis,Sulfeto,Cor),cromatografia iônica e fisico-químicas, atendendo as exigências dos órgãos  ambientais (FEPAM,CONSEMA,CONAMA, IMMETRO).

 

Giane Peters Hartmann

Gestora ambiental e técnica em química. Técnica de Laboratório, atua em análises físico químicas em couro, análises de efluentes e análise de Cromo VI em couro.

 

Clarice Kusminski

Licenciada em Química, Técnica em química. – Realiza análises microbiológicas de águas/efluentes, de peles, de couros, de componentes para calçados. Prepara e padroniza soluções, realiza análises químicas de insumos químicos, peles e couros, através de técnicas volumétricas e gravimétricas. Implantação da metodologia de análise microbiológica da Norma JIS Z 2801:2010 (Determinação da Atividade Antimicrobiana em Materiais Poliméricos).

 

Darlene Fonseca Rodrigues

Engenheira Química, Especialista em Processos Gerenciais. Gerente de Operações do Instituto SENAI de Tecnologia Couro e Meio Ambiente.

 

Ednardo da Silva Artencio

Tecnólogo em Processos Gerenciais, Especialista em Docência no Ensino Superior e Técnico em Mecânica. Instrutor nas áreas de gestão e produção industrial. Atuou como instrutor em curso Técnico de Fabricação Mecânica. Em indústrias de polímeros, metalmecânica, logística de cosméticos e medicamentos atuou nas áreas da Qualidade, PCP, Produção e Manutenção.

 

Gerusa Giacomolli

Bacharel em Design de Moda e Tecnologia. Técnica em Curtimento. Especialista em desenvolvimento de coleção de couros e reengenharia de processos em curtumes. Possui mais de 20 anos de experiência em curtumes e indústria química no desenvolvimento de artigos. Atua como instrutora e analista de serviços técnicos e tecnológicos.

 

Guinter Henrique Schwingel

Químico Industrial. Atua junto à Central Analítica de Laboratórios realizando análises de metais por Espectrometria de Absorção Atómica e Emissão Óptica em amostras diversas, emitindo relatórios. Possui experiência na coordenação de laboratório de ensaios físico-químicos,  garantindo a qualidade das análises físicas em tabaco, produto acabado, materiais de embalagem e ingredientes. Atuou na avaliação e manutenção de indicadores de desempenho e otimização das atividades de laboratório.

 

Janete Schneider

Especialista em educação química, técnica em química. Instrutora de ensino técnico nas áreas de Química Geral, Química Ambiental e Química Analítica. Experiência em controle da qualidade e de processos. Realiza pesquisa aplicada e assistência técnica e tecnológica na área.

 

Lucas Zoldan

Bacharel em Química, especialista em Gerenciamento Ambiental. Atua no desenvolvimento e validação de novas metodologias, com foco principal em análises instrumentais. Experiência em cromatografia líquida, iônica e gasosa, espectrometria de absorção atômica e espectrometria de emissão atômica, espectrometria de infravermelho e UV-Vis. Instrutor de Análise Química Instrumental.

 

Neimar Barronio

Engenheiro Químico, Especialista em Gestão dos Processos na Indústria do Couro e Especialista em  Docência na Educação Profissional e Tecnológica. Instrutor de Ensino Profissional de Nível Técnico nos cursos de curtimento e química. Realiza Pesquisa Aplicada e Assessoria Técnica e Tecnológica em curtumes.

 

Nelson Rodrigo Lima

Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho. Analista técnico e tecnológico, realiza análises instrumentais, cromatografia liquida gasosa, espectrometria de infravermelho e UV-Vis. 

 

Nicolas Natan Amado Anschau

Técnico em química, graduando em Engenharia Química. Assistente de Laboratório na Central Analítica.

 

Tatiana Link

Bacharel em Administração de Empresas, Especialização em Sistema de Gestão Integrada, ênfase em Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Instrutora de nível técnico nos cursos Técnico em Curtimento, Técnico em Química e Cursos de Qualificação. Experiência profissional de 20 anos em produção de couros acabados.

Voltar