Equipe

O Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia conta com uma equipe especializada e multidisciplinar para atender às mais diversas demandas de serviços de metrologia, consultorias em tecnologias e PDI (pesquisa, desenvolvimento e inovação) de produtos e processos.


Arthur Denicol Ceratti - Possui graduação em engenharia elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2012). Atualmente é Analista de Soluções em Tecnologia e Inovação do Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo Gás e Energia. Tem experiência em Eletrônica Digital, Analógica e de Potência, já tendo desenvolvido produtos e equipamentos na área.


Marcelo Possamai Albuquerque - Possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atuou como Pesquisador do Centro de Microgravidade da PUCRS desenvolvendo dispositivos eletrônicos, mecânicos e firmwares para microcontroladores. Foi gestor do projeto “Turbina Tesla para reaproveitamento de Condensado”, aprovado no Edital SESI SENAI de Inovação 2015. Atua como consultor de Lean Manufacturing do programa Brasil Mais Produtivo, consultorias e desenvolvimento de produto na área de energia.


Marcos Antonio de Oliveira Cruz - Doutorando em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela PUCRS (em andamento), Mestre em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela PUCRS (2011), pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade FEEVALE (2014) e em Administração Industrial (2002) pela Universidade de Taubaté. Graduado em Engenharia Elétrica (1995) pela Universidade de Taubaté.

Atualmente é Coordenador Tecnologia no Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia – IST PGE em Esteio, RS. Atua na gestão da equipe de consultores para eficiência energética, processo produtivo, P,D&I e dos laboratórios de metrologia com foco em eficiência energética de fornos, fogões e aquecedores de passagem de água a gás, além do laboratório de calibração de medidores de gás.

Renato Ruschel Machado - Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente cursando MBA de Gestão de Projetos (2015), também pela PUCRS. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, em testes e validações de produtos eletrônicos e também, atua como consultor de Lean Manufacturing.

Voltar