Equipe

O Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros conta com uma equipe especializada e multidisciplinar para atender às mais diversas demandas de serviços de metrologia, consultorias em tecnologias e PDI (pesquisa, desenvolvimento e inovação) de produtos e processos.


Viviane Meyer Hammel Lovison

É Química Industrial e Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Tecnologia de Elastômeros pelo Institut National de Formation Et D’enseignement Professionnel Du Caoutchou (IFOCA, França) e em Gestão Empresarial - Ênfase em Desenvolvimento de Lideranças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).  Autora do livro Introdução ao Processo de Pesagem na Indústria da Borracha e coautora do livro Tecnologia de Transformação dos Elastômeros pelo Centro Tecnológico de Polímeros SENAI.  Eleita Profissional Destaque da Química no ano de 2011 pelo SINDIQUIM, CRQ 5ª Região e SINQUIRS. Possui experiência profissional na área da Química, processamento de elastômeros e termoplásticos, Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000 e ISO 17025), coordenação de projetos e gestão de negócios de tecnologia, pesquisa e inovação. Desde 2000 atua como gestora do Centro Tecnológico de Polímeros SENAI e mais recentemente, também, como gerente de operações do Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros, ambos sediados no Rio Grande do Sul.


Matheus Vinícius Gregory Zimmermann

É Tecnólogo em Polímeros, formado pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Possui mestrado em Engenharia de Processos e Tecnologias pela UCS e doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Possui experiência industrial e acadêmica nas áreas de engenharia, processos e conformação de materiais poliméricos, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento e aditivação de termoplásticos, reciclagem de polímeros, materiais porosos, espumas poliméricas, aerogéis e hidrogéis, polímeros obtidos de fontes renováveis e biodegradáveis, fibras vegetais e nanocelulose, compósitos e nanocompósitos. No Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros atua em pesquisa e desenvolvimento na área de plásticos e reciclagem.


Marco Antônio Menezes Bandeira

É Engenheiro Químico, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Possui mestrado em Química, com ênfase em Polímeros e também Especialização em Tecnologia da Borracha, ambos pela UFRGS.  Possui experiência industrial em pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, atuando principalmente no desenvolvimento de produtos de borracha para os segmentos de peças técnicas e pneumáticos.  No Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros atua em pesquisa e desenvolvimento na área de elastômeros.


André Luis dos Santos da Silva

É graduado em Tecnologia de Polímeros pela Universidade de Caxias do Sul- UCS. Possui mestrado em Ciências dos Materiais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Com doutorado em andamento em Ciência dos Materiais - UFRGS. Possui experiência na área de processamento de termoplásticos, elastômeros e compósitos, atuando principalmente nos seguintes temas: extrusão de blendas e compósitos termoplásticos e elastoméricos, termoplásticos vulcanizáveis, moldagem por sopro de termoplásticos e moldagem por transferência de resina. Também possui experiência em Microscopia Eletrônica de Varredura e Microscopia de Força Atômica. No Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros atua em pesquisa e desenvolvimentos na área de processamento de termoplásticos.


André Cechin Garay

É Engenheiro Químico pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS e Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFRGS. Possui experiência profissional acadêmica como professor e coordenador de curso de graduação, sendo na Engenharia Química e Materiais. Como co-fundador da empresa PGF Compósitos Ltda, empresa responsável pela transformação de materiais compósitos, reforçados com fibras sintéticas e naturais. No Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros, atua em pesquisa e desenvolvimentos nas áreas de materiais compósitos, processamento (RTM, RTM Light, infusão), fibras vegetais, vidro e carbono e compósitos estrutura sanduíche.


Cristiane Miotto Becker

É Química Industrial pela UFRGS, mestrado em Engenharia com ênfase em Engenharia de Materiais - UFRGS, com dissertação na área de polímeros condutores e membranas para uso como eletrólito polimérico em células à combustível, doutorado com tese na área de compósitos estruturais com propriedades antichama e nanocompósitos com propriedades específicas - UFRGS, pós-doutorado na área de compósitos de matriz polimérica contendo nanotubos de carbono- UFRGS. No Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros atua em pesquisa e desenvolvimento nas áreas compósitos estruturais, nanobiocompósitos, polímeros biocompatíveis, nanocargas com propriedades funcionais e polímeros para aplicação no setor de óleo e gás.


Carmem Rosane Isse Gomes

É Bacharel em Química , formada pela Pontifícia Universidade Católica  do Rio Grande do Sul- PUCRS. Possui mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e doutorado em Ciência dos Materiais em Metais e Ligas - UFRGS em cooperação com a Université Marie Curie (Paris VI). Possui experiência industrial e acadêmica em pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, atuando principalmente no desenvolvimento de produtos para segmento calçadista. No Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros, atua em pesquisa e desenvolvimento nas áreas novos materiais e adesivos.


Vinícius Oliveira

É Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS e Mestre em Engenharia de Materiais - UFRGS. Possui experiência profissional na área de processamento e formulação de elastômero e de termoplásticos. No Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros atua em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de elastômeros e termoplásticos. 


André Wentz

É Engenheiro Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Possui mestrado em e  MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Com experiência profissional de nove anos de no desenvolvimento e certificação de produtos aeronáuticos. Atuou durante quatro anos como Gerente de Desenvolvimento de Produtos em indústria aeronáutica fabricante de sistemas para modificações em aeronaves.  Vivência profunda em análise estrutural pelo Método dos Elementos Finitos e na elaboração de Planos de Projeto para chamadas de financiamento por subvenção econômica de projetos de inovação. Experiência em certificação de indústria aeronáutica segundo requisitos do FAA, ANAC e NBR 15100. No Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros atua em pesquisa e desenvolvimento na área de materiais compósitos para aplicação nos setores de Óleo & Gás e Defesa.


Karin Brito

É Química Industrial, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Possui mestrado em Engenharia de Materiais com ênfase em Polímeros pela UFRGS. Com extensão universitária em Tecnologia dos Elastômeros pela UFRGS. Atuou como supervisora de laboratório e desenvolvimento em indústrias de artefatos de borracha. Possui experiência industrial na área de tecnologia dos elastômeros e micronização de borracha, atuando principalmente no desenvolvimento de formulações de compostos e produtos de borracha. No Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros atua em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de elastômeros, látices naturais e sintéticos.


Luciano Santos da Silva

É Bacharel em Administração e Engenharia de Produção, formado pela Faculdade de Tecnologia-FTEC. Possui Especialização em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Possui mestrado em Design pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Possui experiência industrial e acadêmica em engenharia de produto, engenharia reversa, usinagem e manufatura aditiva, atuando principalmente em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos de fabricação. No Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros, desenvolve consultorias tecnológicas em processo e produto na área de materiais poliméricos, design conceitual, análise de falhas, simulação computacional, gestão de processos por Lean Manufacturing e Six Sigma.


Josemar Luis Stefens

É Químico Industrial e Bacharel em Química, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Possui mestrado em Química Analítica e Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Possui experiência em ensaios instrumentais, envolvendo as ténicas de cromatografia a gás e líquida, e espectrometria de massas na área de materiais poliméricos. Atua como coordenador e responsável técnico pelo Laboratório de Ensaios do Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros.


Núbia Liziani Preuss

É tecnóloga em Gestão da Produção pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) e mestre em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS.  Possui experiência em ensaios químicos e físicos, em caracterização e desenvolvimento de adesivos, tintas e materiais para calçado (EVA e elastômeros termoplásticos). No Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros faz parte da equipe de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de novos materiais, adesivos, ensaios químicos, físicos e análises instrumentais. 


Gisele Marschner Rasia

É Bacharel em Química Industrial, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e possui mestrado em Ciência dos Materiais pela mesma universidade. Possui experiência acadêmica na área de Química Orgânica e Instrumental, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese e modificação de polímeros, caracterização de polímeros. No Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros, faz parte da equipe de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de síntese e análises instrumentais. 


Micheli de Souza Haack

É Bacharel em Química e Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atualmente cursando Mestrado em Engenharia/Ciência e Tecnologia de Materiais  pela UFRGS. Tem experiência em Química Analítica na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Polímeros. No Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros desenvolve atividades relacionadas a análise e caracterização de materiais, com ênfase em espectroscopia no infravermelho e análises térmicas (TGA e DSC).


Tauane Straatmann Sudbrack

É Química Industrial pela Universidade Luterana do Brasil - Ulbra. Possui Mestrado em Química pela Universidade federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Possui experiência na área de ensaios físico-químicos e análises instrumentais, envolvendo cromatografia líquida e cromatografia gasosa, espectrometria de massas, espectroscopia de absorção molecular no UV-Vis e ICP-OES. No Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros desenvolve atividades relacionadas as análises cromatográficas e espectroscópicas.


Lucas Heinemann

É Engenheiro Mecânico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Com mestrado em andamento em Engenharia do Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em materiais polímeros, investigação e análise de falhas em peças técnicas, desenvolvimento de produto, melhoria de processos produtivos e na realização de ensaios físicos, dinâmicos e mecânicos. Conhecimento sobre as normas ASTM, ISO, NBR e normas automotivas. No Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros desenvolve consultorias tecnológicas relacionadas  a otimização e melhorias de  processos e produtos ,  métodos de avaliação e ensaios, simulação por elementos finitos, modelagem 3D, elaboração de especificações técnicas.

Voltar