Treinamentos in-company

O Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente disponibiliza cursos in-company que podem ser adaptados de acordo com as necessidades específicas de cada demanda. Veja abaixo os cursos mais procurados, caso sua necessidade envolva outras demandas tecnológicas, entre em contato conosco para oferecermos uma solução apropriada para sua empresa.


ÁREA: MEIO AMBIENTE

PRODUÇÃO MAIS LIMPA – UMA FERRAMENTA PARA A COMPETITIVIDADE - 8H

O curso tem como objetivo abordar a Metodologia Produção Mais Limpa, ferramenta utilizada nos processos industriais para obter a redução do consumo de recursos, de desperdícios e de resíduos através do mapeamento das etapas do processo, bem como o monitoramento de cada etapa, analisando a causa de cada uma delas e propondo melhorias. As aulas são práticas e teóricas.

 

ELABORAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO RESÍDUOS SÓLIDOS – 8H

O curso tem como objetivo repassar os conhecimentos para a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Industriais atendendo normas e resoluções aplicáveis bem como as políticas estadual e nacional de resíduos sólidos e de caracterização e classificação de resíduos sólidos.

 

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – 15H

O curso tem como objetivo capacitar o participante no gerenciamento de resíduos sólidos identificando seus tipos e a sua problemática, classificando-os e caracterizando-os conforme a Norma Brasileira e as legislações estadual e federal. O curso aborda ainda as etapas de segregação conforme resolução CONAMA, acondicionamento e armazenamento adequados, quantificação dos resíduos, cumprimento de exigências de transporte e manuseio, utilizando, quando necessário, técnicas de prevenção e atendimento a emergências, gerando e arquivando documentos legais.

 

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: ÊNFASE EM RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE – 8H

O curso tem como objetivo capacitar os participantes no gerenciamento de resíduos sólidos de serviços de saúde, conforme normas e legislações ambientais, ANVISA, CONAMA e Política Nacional de Resíduos Sólidos, para caracterização, segregação, armazenamento, transporte e destinação.

 

INTENSIVO DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS – 24H

O curso tem como objetivo capacitar os participantes a identificar, caracterizar e tratar resíduos industriais sólidos, efluentes e emissões atmosféricas conforme legislação, abordando  técnicas para desaguamento de lodos, tratamento biológico, tratamento físico-químico, redução de odor e redução do impacto ambiental. As aulas são teóricas e práticas.

 

INTERPRETAÇÃO DA NBR ISO 14001:2015 – 12H

O curso capacita os participantes na interpretação da norma ISO 14001:2015  a partir de uma visão prática, permitindo o entendimento dos requisitos necessários à condução do Sistema de Gestão Ambiental eficaz nas organizações.

 

INTERPRETAÇÃO E FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA NORMA ISO 14001:2015 – SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL – 24H

O curso tem como objetivo capacitar o participante a interpretar a norma ISO 14001:2015 e atuar como auditor interno do SGA, desenvolvendo a capacidade e confiança para realizar auditorias eficazes, que satisfaçam os requisitos das normas internacionais de auditoria. As aulas são teóricas e práticas.

 

AUDITOR INTERNO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ISO 14.001:2015 – 12H

O curso tem por objetivo capacitar o participante em como auditar um Sistema de Gestão Ambiental utilizando técnicas de auditorias, conforme ABNT NBR/IEC 19011:2012, utilizando técnicas de comunicação e reconhecendo documentos aplicáveis para atender aos requisitos da Norma ABNT NBR ISO 14001:2015. Pré-requisito: curso de Interpretação da NBR ISO 14001:2015

 

INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS DE ENSAIOS DE TOXICIDADE – 6H

O curso tem por objetivo capacitar o participante na interpretação e aplicação dos resultados de ensaios de toxicidade, reconhecendo a importância do controle de qualidade nos ensaios, utilizando as bases teóricas da ecotoxicologia.

 

LICENCIAMENTO AMBIENTAL – 8H

O curso tem por objetivo abordar as questões que envolvem a obtenção da Licença Ambiental conforme legislação vigente nos âmbitos municipal, estadual e federal, reconhecendo as atividades sujeitas ao licenciamento ambiental, bem como identificando os principais documentos exigidos no licenciamento.

 

TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS INDUSTRIAIS – 30H

O curso tem como objetivo abordar o tratamento de efluentes líquidos industriais, a operação e controle da Estação de Tratamento de Efluentes conforme parâmetros de monitoramento e requisitos legais, aplicando conceitos de Produção mais Limpa. As aulas são teóricas e práticas.

 

INTRODUÇÃO EM PRÁTICAS DE LABORATÓRIO QUÍMICO – 30H       

O curso tem como objetivo capacitar o participante a atuar em laboratórios utilizando técnicas de manuseio de produtos químicos, de uso e lavagem de materiais de laboratório e vidrarias, abordando qualidade e segurança em laboratórios, preparo e padronização de soluções, técnicas de titulometria, gravimetria, técnicas de coleta de amostras para ensaios ambientais e noções básicas de espectrofotometria.


ÁREA: COURO

INTENSIVO DE PROCESSAMENTO DE COUROS – 40H

 Esse curso tem como objetivo desenvolver competências para o processamento do couro, seleção de matéria prima adequada, conservação da pele bovina,  reconhecimento das operações e processos de ribeira e curtimento, acabamento molhado, secagem e pré-acabamento de couros, aplicação da produção mais limpa às etapas de processamento.

As aulas são práticas e teóricas.

 

ARTIGOS DE MODA EM COUROS ACABADOS – 12H

 Esse curso tem como objetivo desenvolver competências para o desenvolvimento de artigos da moda e preview da próxima estação e o conhecimento dos produtos de acabamento usados no processo. As aulas são práticas e teóricas.

 

BÁSICO DE MATIZAÇÃO EM SEMIACABADOS DE COUROS E DE OUTROS MATERIAIS – 24H

Esse curso tem como objetivo desenvolver competências para a matização de couros semiacabados e outros materiais utilizando técnicas e conceitos de cores, aplicando pigmentos e anilinas para realizar acerto de cores quando necessário. As aulas são práticas e teóricas.

 

CLASSIFICAÇÃO DE PELES E COUROS – 30H

 Esse curso tem como objetivo desenvolver competências para a classificação de peles e couros. Os conteúdos envolvem o reconhecimento das matérias-primas e principais procedências de pele no Brasil, características das raças e distribuição do rebanho no Brasil,  a composição química e a histologia da pele, a identificação dos defeitos oriundos  do animal vivo e de problemas na conservação da pele e dos processos até o curtimento, fundamentos da transformação da pele em couro, controle da qualidade, análises e ensaios aplicados ao processo. As aulas são práticas e teóricas.

 

CURTIMENTO E ACABAMENTO DE PELES EXÓTICAS – 32H

 Esse curso tem como objetivo desenvolver competências para realizar o curtimento e o acabamento de peles exóticas. através das técnicas de definição de estrutura química, camadas e regiões da pele, reconhecendo os diferentes tipos de curtimento, acabamento molhado, processo de secagem e noções de Produção mais Limpa. Aulas práticas e teóricas.

 

Matização em Fulão – 30h

Esse curso tem como objetivo desenvolver o processo de tingimento de couros, em superfície e atravessado utilizando os corantes e produtos adequados bem como técnicas de percepção de cor e triângulo de cores. Aulas práticas e teóricas.


Intensivo de Acabamento de Couros – 24h

Esse curso tem como objetivo desenvolver o processo de acabamento de couros, reconhecendo e definindo as etapas através de fluxograma de acabamento, utilizando produtos adequados aos tipos de acabamento, seja ele tradicional, semi-anilina, cobertura, proteico ou em box, identificando problemas de acabamento. Aulas práticas e teóricas.


Operação de divisão em tripa e couro wet-blue – 30h

Esse curso tem como objetivo desenvolver o processo de divisão de peles bovinas em tripa e couros wet-blue, aplicando os principais controles da operação, manutenção, montagem e desmontagem dos acessórios e componentes da máquina de dividir. Aulas práticas e teóricas.


ÁREA: GESTÃO

 PROGRAMA 5S: APLICAÇÃO PRÁTICA E SISTEMA DE AVALIAÇÃO - 8H

O curso tem como objetivo capacitar os participantes a organizar o ambiente de trabalho utilizando a metodologia 5 Sensos – (5’S), estabelecendo critérios de organização e limpeza para cada setor da organização conforme tipo de atividade.

 

INTERPRETAÇÃO DA NBR ISO 9001:2015 – 12H

O curso tem como objetivo capacitar o participante a interpretar a norma NBR ISO 9001:2015 aplicando os princípios da gestão da qualidade, reconhecendo o Sistema de Gestão da Qualidade, o Sistema de Gestão Integrado, permitindo o entendimento dos requisitos necessários à condução do Sistema de Gestão da Qualidade de forma eficaz nas organizações.

 

INTERPRETAÇÃO E FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA NORMA ISO 9001:2015 – 24H

O curso tem por objetivo capacitar o participante a interpretar e auditar internamente a norma ISO 9001:2015, desenvolvendo a capacidade e confiança para realizar auditorias eficazes, que satisfaçam os requisitos das normas internacionais de auditoria. As aulas são teóricas e práticas.

 

INTERPRETAÇÃO DAS NORMAS ISO 9001:2015 E ISO 14001:2015 E FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DE SGI – QUALIDADE E MEIO AMBIENTE – 30H

O curso tem por objetivo capacitar o participante a interpretar e auditar internamente as normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, planejando e executando auditorias internas conforme a norma ABNT NBR ISO/IEC 19011:2012, desenvolvendo a capacidade e confiança para realizar auditorias eficazes, que satisfaçam os requisitos das normas internacionais de auditoria. As aulas são teóricas e práticas.

 

INTERPRETAÇÃO DA NORMA ABNT NBR ISO IEC 17025:2005 – 16H

O curso tem por objetivo capacitar o participante na interpretação e aplicação da norma ABNT NBR ISO IEC 17025:2005, no reconhecimento dos requisitos da direção para organização como, controle de documentos, análise crítica de pedidos, propostas e contratos, reclamações, controle de ensaios e de auditorias internas e ainda requisitos técnicos como, pessoal, acomodações e condições ambientais, métodos de ensaio e calibração e validação de métodos, manuseio de itens de ensaio e calibração e apresentação de resultados.

 

AUDITORIA INTERNA - NORMA ABNT NBR ISO IEC 17025:2005 E ABNT NBR ISO 19011:2012 – 12H

O curso tem por objetivo capacitar o participante a auditar internamente a norma ABNT NBR ISO IEC 17025:2005  conforme a ABNT NBR ISO 19011:2012, identificando os princípios e tipos de auditorias, gerenciando e executando um programa de auditoria, tratando não-conformidades,  ações corretivas e simulando auditorias. Pré-requisito: curso de Interpretação da ABNT NBR ISO 19011:2012

 

CHEFIA E LIDERANÇA – 30H

O curso tem como objetivo capacitar o participante a liderar equipes com foco no resultado através da aplicação de técnicas de comunicação, motivação, relacionamento interpessoal, feedback, criatividade, com enfoque no cliente e na solução de problemas.

Voltar